PNL ajuda as pessoas a se conhecerem melhor – Instituto PNL Master

PNL ajuda as pessoas a se conhecerem melhor

Técnica é capaz de ressignificar pensamentos e emoções para enfrentar as dificuldades do dia a dia

Afinal de contas, como não nascemos com manual de instruções para podermos nos conhecer e entender melhor, a PNL vem para contribuir nesse quesito. Tirar as dúvidas sobre nós mesmos, interagir melhor com o outro e lidar melhor com as dificuldades do dia a dia.

Em meio a pesquisas, iniciadas em meados dos anos 70, descobriu-se que, por trás dos nossos comportamentos existe uma estrutura interna de pensamentos e emoções que impactam diretamente as nossas ações e consequentemente os resultados que alcançamos em nossas vidas. Com a aplicação da PNL, diversos profissionais puderam compreender melhor o funcionamento interno dos pensamentos e identificar modelos e segmentos mentais, para que os pacientes possam questioná-los, refletir sobre os mesmos e se é preciso ressignificá-los. Para a PNL, por trás de toda ação existe uma razão, um motivo para agir. Ou seja, se o profissional busca gerar uma mudança no comportamento de uma pessoa ou na sua atuação, precisa compreender primeiramente o motivo da pessoa agir da forma que age e o modelo de mundo dessa pessoa.

Corpo e mente não são separados, como estamos acostumados a entendê-los e  essa dicotomia é meramente didática. Partindo desse princípio, observa-se que tudo que acontece na mente influi no corpo e vice-versa, como num sistema fechado e cíclico. A PNL ajuda o ser humano a se conhecer mais, e entender que quando temos pensamentos, sejam eles quais forem, somos influenciados diretamente no funcionamento do nosso corpo, seja para melhor ou para pior.

A PNL ajuda no processo de autoconhecimento e no reconhecimento do que gera em cada um de nós, emoções/pensamentos desgastantes e regeneradores, permitindo que tenhamos domínio de nossos sentimentos e possamos identificá-los e decidir como lidar com cada situação e com cada sentimento gerado.

Na realidade, o corpo é capaz de gerar todos os remédios dos quais necessitamos, por isso as emoções regeneradoras têm esse efeito. Ajudam o corpo, a mente e o coração a gerar os remédios de que necessitamos. Está científica e estatisticamente comprovado que pessoas que têm mais emoções regeneradoras vivem melhor, são mais saudáveis, ficam menos irritadas, menos cansadas, menos deprimidas. Diminuindo problemas como a taquicardia, dor de cabeça, dores no corpo, e tenham noites de sono mais bem-dormidas, por exemplo. Já, quando se vivem emoções desgastantes, o corpo diminui a produção dessa química, fazendo com que os problemas comecem a ocorrer e o sistema comece a se degradar, ou seja, o corpo começa a apresentar problemas.