Rapport e a PNL – Instituto PNL Master

Rapport e a PNL


A Definição de  Anthony Robbins, para o “RAPPORT é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida”.

 

P.N.L. (Programação Neuro linguística) é a tecnologia de desenvolvimento humano e modelagem a fim de capturar padrões de gênios . E a prática de decodificar a forma como as pessoas organizam o seu pensamento , sentimentos e ações . É também uma ciência poderosa de mudanças que serve para ajudar as pessoas a melhorar sua vida e objetiva estudar a mente humana. Simplificando, a PNL tem como objetivo principal usar as palavras (linguística), para atingir ou influenciar sua mente (neuro) e, dessa forma, conduzir você a uma ação (programação).

Entender a relação entre Rapport e PNL é fundamental para compreendermos o comportamento humano (seu cliente) e, assim, descobrir as melhores formas de conduzir nossas negociações e fechar mais vendas!

 

 RAPPORT é um dos alicerces dentro do processo de comunicação entre você e seu cliente, é o ponto mais importante de toda sua estratégia de vendas. Quando você utiliza o RAPPORT na sua comunicação, seu cliente interpreta que você entende e acredita nos seus interesses e necessidades.

RAPPORT nas vendas

 

RAPPORT nas vendas

É a conexão entre você e seu cliente , de forma estrategicamente focada na solução ou seja VENDER ! Este momento é mágico , quando o cliente compreende que você está focado em ajudá-lo no melhor investimento e valor .

Você cria um clima de confiança e respeito e suas negociações tornam-se tranquilas e com paixão . Pois você interpreta corretamente o desejo de seu cliente .

Elementos Fundamentais do RAPPORT

Agora que entendemos o que é RAPPORT e estamos desenvolvendo as técnicas para serem aplicadas em vendas, vamos estudar os elementos fundamentais do processo:

  1. Contato Visual
  2. Expressão Facial
  3. Postura Corporal
  4. Equilíbrio Emocional
  5. Tom de Voz – (Timbre)
  6. Andamento – (Timing)
  7. Volume – (Intensidade da voz)
  8. Comunicação Verbal – (Palavras)
  9. Comunicação Não-Verbal – (Gestos)

Cada item desta lista é um aspecto da PNL que podemos estudar detalhadamente. Vamos entender melhor esses elementos estudando a técnica do ESPELHAMENTO e depois compreendendo melhor como nossa postura, durante a negociação, é importante para o nosso sucesso.

Técnica de Rapport em Vendas

Uma técnica das melhores técnicas de Rapport nas vendas:é o ESPELHAMENTO.

Influenciando positivamente nosso cliente criando uma conexão que supera a comunicação verbal de forma simples. Como? Nos tornando semelhante a ele.

Se para influenciarmos positivamente nosso cliente precisamos criar uma conexão que supera a comunicação verbal, qual a melhor forma? A resposta é simples: nos tornando semelhante a ele!

Técnica do ESPELHAMENTO

É uma das mais poderosas técnicas da PNL é o ESPELHAMENTO , essa técnica consiste em espelhar os principais elementos da linguagem corporal do seu cliente . Para exemplificar , temos que analisar a postura , os gestos , as expressões faciais ou sua respiração.

 

Como Usar o ESPELHAMENTO para Vender?

1.Se o seu cliente fala mais rápido, fale também!

  1. Se seu cliente, durante a conversa, gesticula os braços, mova os seus também!
  2. Se a postura dele é mais relaxada, a sua também precisa ser!

Assim nos conectamos com o cliente através da técnica do Espelhamento .

E iniciamos um processo interno de compreensão da forma como ELE pensa e , consequentemente descobrimos os melhores momentos para influenciar , opinar e a partir de então realizar o fechamento da venda .

Importante!

A técnica do ESPELHAMENTO deve ser utilizada com muita sutileza e cuidado .Pois , seu cliente não pode perceber, em hipótese alguma, que você está “espelhando” seus movimentos ou a forma como ele fala.

É importante estudar os 9 elementos fundamentais do RAPPORT e aplicar nas vendas .

Se prestarmos atenção aos 9 ELEMENTOS , vamos perceber claramente que TODOS eles estão relacionamos a comportamento.

  1. fala
  2. o tom da sua voz
  3. a forma como você anda
  4. cumprimenta seu cliente

 

Resumindo o RAPPORT em Vendas!

É fundamental você compreender como seu cliente pensa e quais são as atitudes que ele toma durante a apresentação do seu produto ou negociação.

Você utilizando as ferramentas certas vai garantir uma ótima negociação( GANHA-GANHA) . E você chega à conclusão do negócio.

Conheça , aprenda e aplique as técnicas poderosas de Rapport em seus negócios e vendas .

Hoje apresentamos apenas 1 das técnicas .

Boas vendas e ótimos negócios.

 

Ivilene Quilin

Tainer PNL do Instituto PNL MASTER r